Estratégias de negócios têm mais probabilidade de dar certo, se elas seguem os ventos das megatendências do momento atual (como por exemplo, a preocupação crescente com o meio ambiente, as mudanças climáticas e o consumo consciente) e se estão alinhadas aos anseios dos stakeholders da empresa. Ocorre porém que a inclusão destes fatores na estratégia não é um exercício trivial.
As demandas dos stakeholders vaiam muito em função de quem são (clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, ONGs, imprensa, comunidade do entorno, academia etc.), do contexto socioambiental no qual estão inseridos; e do(s) segmento(s) em que a empresa atua (manufatura, extrativista,
agronegócio, serviços, mercado financeiro etc).Em função dessa diversidade, será virtualmente impossível para a empresa atender todas as demandas de todos os grupos de stakeholders. Há o risco de, ao tentar abraçar causas demais, a empresa perder o foco e dissipar os recursos em ações fragmentadas que gerem pouco ou nenhum resultado visível.
Por isso é essencial criar as competências necessárias para identificar quais são os stakeholders principais, capturar deles suas demandas mais relevantes e escolher como prioridades os temas que, ao mesmo tempo, atendam os anseios dos stakeholders e que alavanquem a estratégia de crescimento da empresa.
A ONE Sustentabilidade tem experiência executiva na gestão da sustentabilidade e pode guiar sua empresa por todas as etapas do processo de incorporação das dimensões da sustentabilidade na estratégia corporativa, desde o engajamento com stakeholders e os estudos de megatendências até a escolha de temas materiais e a adaptação dos planos de negócio.
Alem do olhar sobre as demandas dos stakeholders, avaliamos como os temas socioambientais emergentes influenciarão as operações e resultados da empresa e as relações de impacto e dependência desta com os recursos naturais e serviços ecossistêmicos essenciais à sua operação.
A partir destas análises podemos definir quais temas socioambientais são mais relevantes para o êxito duradouro da empresa, os chamados Temas Materiais.
Desenvolvemos então estratégias específicas para cada tema de forma a preparar a organização paracontingências socioambientais (escassez de recursos, alterações em padrões de consumo, demandas sociais, impacto das mudanças ambientais etc.), reduzir os riscos institucionais, criar capital reputacional, fortalecer o desenvolvimento de novos negócios e, logicamente, aumentar a competitividade da empresa no longo prazo.